
A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (26/03) uma Sessão Solene em comemoração ao Dia do Oficial de Justiça. O evento contou com a presença de Oficiais de Justiça de várias localidades do País, dentre eles, associados à ASSOJAF-GO. A homenagem é fruto de atuação das entidades representativas da categoria e da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça.
De Goiás, participaram da Sessão Solene os Oficiais de Justiça Fernanda Dias Rocha, Relton Santos Ramos Júnior, Marrissol Soares de Oliveira (Secretária da ASSOJAF-GO), Fábio Cardoso (Diretor Para Assuntos da Justiça do Trabalho), Juliana Martins Barbacena, Lara Patrícia Tormin e Vanessa Corrêa Vasconcelos (Diretora Financeira).
Ao abrir a solenidade, o Deputado Coronel Meira (PL-PE), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça, destacou que a presença da categoria no Plenário da Câmara representava um símbolo poderoso de união, força e compromisso com a Justiça brasileira. “É importante que esta data não se limite a uma cerimônia formal, mas se torne uma oportunidade de reafirmarmos publicamente o valor da missão que os Oficiais de Justiça representam”, afirmou.

Coronel Meira lembrou que os Oficiais de Justiça cumprem sua missão com coragem e dignidade, enfrentando as tarefas mais desafiadoras do sistema de Justiça. “Vocês saem às ruas todos os dias para que as decisões cheguem até o cidadãos. Enfrentam a realidade dura das ruas para que a Justiça se concretize nas vidas das pessoas, uma missão muitas vezes solitária e arriscada”, disse. “É urgente que esta Casa avance na aprovação dos projetos de reconhecimento da atividade de risco e do porte de arma para Oficiais de Justiça, para que se possa garantir um mínimo de segurança para esses servidores”, completou.
Compuseram a mesa diretiva da Sessão Solene, também, Franciso José dos Anjos Bandeira de Melo, Desembargador e Corregedor-Geral da Justiça de Pernambuco; Mário Medeiros Neto, Presidente da Afojebra; Mariana Líria, Presidente da Fenassojaf; Luiz Arthur de Souza, Presidente da Fesojus e a Oficiala de Justiça Maria Sueli Sobrinho, que recentemente foi vítima de violência no exercício da função.
A presidente da Fenassojaf, Mariana Liria, fez um emocionante resgate histórico da luta das entidades pela aprovação do risco da atividade — uma conquista que carrega mais de 20 anos de empenho e resistência. Ela relembrou o assassinato do colega Francisco Ladislau, brutalmente assassinado em 2014 no Rio de Janeiro, e lembrou a bandeira de luta encampada desde então.
Ao falar sobre a agressão sofrida recentemente pela Oficiala Maria Sueli Sobrinho, Mariana destacou a força das mulheres, ao mesmo tempo em que estão sob maior ameaça de assédio e misoginia, e a urgência de garantir segurança e respeito a todos os Oficiais e Oficialas de Justiça do Brasil.
Um momento especial emocionou a todos: o discurso da Oficiala de Justiça Maria Sueli Sobrinho, vítima de agressão enquanto cumpria um mandado em Minas Gerais. Bastante emocionada, ela agradeceu o apoio recebido dos colegas e parlamentares de todo o país, reforçando a importância da aprovação do PL 4015/23, que reconhece a atividade de risco para o segmento.
Assessoria de Comunicação da ASSOJAF-GO | Ampli Comunicação
Comments