A Fenassojaf e a Assojaf/PI realizaram, na noite de terça-feira (04), a cerimônia de abertura do XI Congresso Nacional dos Oficiais de Justiça Avaliadores Federais (CONOJAF), em Teresina (PI).
O Estado de Goiás estará presente no XI Conojaf representado por delegados eleitos em Assembleia Geral da categoria. A delegação da ASSOJAF-GO é composta por oito Oficiais de Justiça: seis delegados e dois observadores, dentre eles membros da diretoria da entidade, delegados natos para participação no evento.
Antes da composição da mesa oficial de abertura, a diretoria da Fenassojaf se reuniu à frente para as boas-vindas a todos os presentes. O presidente Neemias Ramos Freire agradeceu a presença de todos e o empenho na realização do Congresso.
Em seguida, a mesa de abertura foi composta por Dr. Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, juiz da Justiça Federal do Piauí, Ronildo Fontenele de Meneses, Secretário Executivo da Ejud22; Luís Carlos Martins Alves, Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura de Teresina e Presidente da Fundação Monsenhor Chaves; Mary Jane Nery Machado, Diretora presidente do Sindojus-PI; Pedro Laurentino Reis Pereira, diretor do Sintrajufe-PI; Marcos Santos, coordenador da Fenajufe; e Asmaa Abduallah Hendawy, secretária da Fojebra.
Ao abrir a fala, muito emocionado, o presidente da Assojaf/PI e coordenador regional da Fenassojaf, Donato Barros Filho disse que o primeiro sentimento após a escolha do Piauí para sediar o XI CONOJAF foi de espanto. “Mas, depois de muito trabalho e empenho, tudo deu certo, com grande representatividade de todos os Oficiais do país”.
Dando início, oficialmente ao Congresso, o presidente da Federação Neemias Ramos Freire também se disse emocionado e cumprimentou todos os membros da mesa, citando outros dirigentes presentes como integrantes da Fenajufe, Fojebra, Sindojus-DF, Sindiquinze, Sitraemg, Sisejufe, entre outros.
Este Congresso servirá para discutirmos “a importância que nós temos enquanto Oficiais de Justiça e debater a atual situação do país que também aponta preocupações quanto à nossa carreira, uma vez que não sabemos o futuro, diante dos graves problemas que afetam a sociedade e o Judiciário como um todo”, disse.
Neemias chamou os participantes à reflexão sobre as estratégias sobre o papel do oficialato dentro do Judiciário “que vem sendo atacados, em especial a Justiça do Trabalho que vem sendo atacada há tempos, e tudo isso impõem reflexões que precisam ser feitas. Não é a toa que nós estamos discutindo se a nossa forma de organização e como nós lutamos de maneira mais eficaz e direitos que a sociedade brasileira possui: a um Judiciário de qualidade”.
Por fim, os dirigentes desejaram um excelente congresso, “que possamos aproveitar todas as palestras. Eu estou satisfeito pela realização deste congresso no Piauí e pelo calor humano com que nós estamos sendo recebidos”, finalizou Neemias.
Fonte: De Teresina (PI), Caroline P. Colombo, da Fenassojaf
Comments